quinta-feira, 7 de maio de 2009

Escrito por José Pacheco

O professor José Pacheco escreve comentários e reflexões interessantes nesse site "Portal da Educação". Recentemente li essa reflexão crítica sobre Aprendizagem do caos e tenho ouvido a impressão de algumas pessoas sobre os resultados da pesquisa divulgada pela UNESCO.
Partilho com vocês o início do comentário feito e deixo o link.

"Aprendizagem do caos"
José Pacheco 2008-03-11
A retórica dos políticos diz-nos que o futuro está na Educação. Mas em qual? Onde mora? Em escolas habitadas por professores desmotivados, desmoralizados?
Li num jornal uma referência a um estudo realizado pela UNESCO, cujas conclusões sintetizo: os professores consideram que o fracasso na escola é responsabilidade dos alunos, da sua "falta de vontade"; os alunos dizem que encontram mais ajuda em casa do que na escola, quando defrontam um problema; 76,7% dos professores afirmam que os alunos não fazem as lições por preguiça; para os estudantes, o bom aluno é o que obedece ao professor, copia as tarefas e tem disciplina.Na televisão, escutei uma professora: "Tirei uma licenciatura, mas não encontrei emprego. Nem podia dar aulas. Voltei à faculdade, para poder ser professora. Encarei esta necessidade com conformismo..." E numa sala de professores: "Eu queria era ser advogado. Mas só consegui arranjar emprego como professor..."

Leia mais: http://www.educare.pt/educare/Opiniao.Artigo.aspx?contentid=4828ADD6642569E2E04400144F16FAAE&channelid=4828ADD6642569E2E04400144F16FAAE&schemaid=&opsel=2

Nenhum comentário:

Postar um comentário